KDaPeça revoluciona atuação digital da DPK

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A DPK, uma das maiores distribuidoras nacionais de autopeças, pneus e acessórios, tem revolucionado sua atuação no segmento digital nos últimos meses. E o grande responsável é o KDaPeça, uma ferramenta de pesquisa online que funciona movida por um enorme banco de dados, desenvolvido internamente. Somente no primeiro ano de funcionamento, a plataforma foi responsável por 5% da venda total da empresa.

“Simples e intuitivo, o KDaPeça reúne milhares de informações automotivas para atender às necessidades de busca pela peça certa”, explica o diretor da empresa, Armando Diniz. “Além da busca simples, pelo nome do produto buscado, a ferramenta também encontra os itens por apelidos, código de fábrica, código interno e por filtros de veículos e peças disponibilizados.”

 Como surgiu – Cerca de dois anos trás, após muitos testes e pesquisas, os executivos da DPK chegaram à conclusão de que o mercado automobilístico necessitava de um sistema de busca de produtos diferente, com informação de qualidade. Foi assim que surgiu o DPKNet, uma ferramenta instalável, que funcionava como um catálogo. Porém, essa plataforma deixava a desejar na velocidade de atualização das informações.

Foi então que a DPK começou a desenvolver um projeto inovador, que permitiu mais velocidade de informação, além de atualizações instantâneas e um estoque completo na palma da mão do cliente. “O KDaPeça é referência no setor automobilístico, principalmente em relação a qualidade de informação. Oferece também imagens e aplicações do produto, um diferencial exclusivo”, comenta Armando. Atualmente, a ferramenta tem cerca de dois mil visitantes únicos e mais de 20 mil consultas por dia.

 Principais vantagens – A ferramenta permite comparar marcas e preços, converter códigos em mercadoria e vice-versa. Além disso, é possível que o comprador cadastre a margem de lucro desejada: no momento da consulta do item, o website já informa qual seria seu preço de venda para o cliente final.

“Também tem como tornar os orçamentos personalizados para clientes específicos, de acordo com os cadastros realizados”, comenta o executivo. “Todas as consultas podem ser feitas dentro do sistema do KDaPeça e ficam armazenadas para depois. É possível transforma-los, quando quiser, em pedido com apenas um clique.”

É possível, ainda, acompanhar os pedidos por meio do catálogo de compras feitas, consultar esse histórico quando necessário e visualizar a nota fiscal de cada transação. A ferramenta é associada a busca do Google, conta com filtros inteligentes e ajuda os clientes a monitorar seus estoques.

São mais de 353 marcas de peças, 110 mil SKUs (Unidades de Controle de Estoque), 90 mil fotos, além das fichas técnicas, vídeos, catálogos e códigos originais (OEM) da maioria dos produtos. Estão disponíveis peças para 123 montadoras, 6.300 veículos em seis categorias, além das informações técnicas referentes à calibragem, medidas de alinhamento e outros. A ferramenta funciona ininterruptamente, 24 horas por dia.

“Nosso principal objetivo é tornar o KDaPeça a primeira opção de consultas do segmento. Visando isso, estamos em processo de expansão e com projetos de melhoria de toda a ferramenta em andamento”, finaliza o executivo. Atualmente, embora o foco seja a venda business to business, o website é aberto a todos e pretende, dentro dos próximos meses, lançar uma atualização que irá indicar ao consumidor final opções de lojas parcerias, por meio do CEP cadastrado.