Foque no que você se propôs a fazer e faça bem feito!

73

Américo José da Silva Filho – Sócio diretor da Cherto Atco Educação Corporativa

americo.jose@cherto.com.br

Estamos vivendo um momento de crise, nosso cenário encontra-se hostil, incerto e inseguro. E mesmo diante dessa situação, percebo alguns profissionais não fazendo bem seu ofício, e fica a pergunta: Por que as pessoas fazem mal o seu trabalho? Será que é porque não gostam? Será que é por “obrigação”? Será? Será? Será?

Vejo três razões para que uma pessoa não faça bem o seu trabalho:

  • Não está capacitada para fazer o trabalho: como alguém pode fazer bem algo que não conhece?
  • Desmotivação: falta de ânimo, paixão, motivo para fazer;
  • Problemas pessoais: doença, falta de dinheiro, etc.

Agora pergunto: como fazer para atingir metas estando em uma destas situações? Temos que destrinchar cada uma delas para nos livrar e atingir nossas metas, porque tudo pode piorar!

Pensando nisso, precisamos buscar alternativas para sanar essas questões. Vamos analisar cada uma das situações:

  • Não está capacitado para fazer o trabalho: você se esforça para vender, mas não vende, o cliente pede uma peça e você traz outra. Não fica claro para você o que o cliente está pedindo. Não consegue enxergar o conjunto a que a peça pertence, quando o cliente pede parece que está falando outro idioma.

Qual a solução? Busque conhecimento. Treine, estude! Minha mãe já dizia que conhecimento e juízo nunca ocupam espaço! Nunca é demais! “Eu não conheço esse produto muito bem” “Eu sou novo no ramo” “Eu não domino essa ferramenta”… Isso não serve mais! Estamos na era da tecnologia, da internet, e informação e conhecimento nunca estiveram tão disponíveis quanto hoje. Faça cursos, pesquise na internet, faça treinamentos que possam te ajudar a se preparar, a ter mais conhecimento daquilo que você faz, daquilo que você vende.

Explore mais seu chefe ou gerente, faça perguntas seja curioso. Temos o hábito de fazer as coisas automaticamente, lembre, podemos aprender com mecânicos, aplicadores, clientes, não tenha vergonha de perguntar, é preferível ficar amarelo uma vez do que ficar vermelho sempre!

  • Desmotivação: acorda e não tem vontade de levantar, olha para os lados e tudo está sem graça, até mesmo as brincadeiras que sempre o fizeram rir não estão funcionando. Sente um peso nas pernas, falta de desejos, até os mais básicos, está naquela situação que tanto faz, vou fazer por fazer. Não consegue enxergar perspectivas em relação ao futuro, parece que tem uma nuvem preta acima da sua cabeça, não permitindo que o sol chegue até você. Qual a solução? Busque a sua motivação! O que te faz feliz? O que te inspira? Uma música? Escute-a! Uma pessoa (família, celebridade)? Mire no exemplo e siga em frente! Nem sempre é fácil colocar em prática essas sugestões. Temos que tentar, porque nada é para sempre, procure resolver o mais rápido possível aquilo que está te incomodando. Mude seu foco, procure olhar por outro ângulo, não desista.

 

  • Problemas pessoais: não aguento mais pagar conta e ainda por cima minha esposa está doente, se não pagar a conta de luz até amanhã vou ficar sem luz, meu Deus, o que eu faço? Parece que todos os problemas têm que acontecer comigo, de uma vez, tudo junto?! O que fazer? Busque a solução. Se é falta de dinheiro, por exemplo, por que gastei mais do ganhei? Qual a causa? Ok! Não dá para ficar chorando no leite derramado, então busque vender mais, vender melhor! Afinal, conhecimento e motivação você tem, certo? Procure pensar se o problema tem solução, onde está o problema? E se o problema não tem solução, onde está o problema? Quando caímos em um buraco, o primeiro passo é parar de cavar para não aumentar o buraco.

Mas, se você não se encaixa em nenhuma das três opções acima, talvez você não esteja no lugar certo! Repense!

Precisamos pensar “fora da caixa” e entender que tudo é fase e requer planejamento.

Pense no que te angustia… O quanto de energia você despende com isso… Pois bem, agora pense que você morreu. Isso mesmo, você morreu! E aí, o que fica? Adianta despender energia com isso?

Foque na solução, foque no que você se propôs a fazer e faça bem feito! Tudo passa… Avante!

Amigo, nós trabalhamos porque precisamos, não trabalhamos por hobby ou esporte. Vamos transformar nosso trabalho em algo prazeroso, algo que nós vamos crescer e ganhar muito dinheiro. Temos um caminho pela frente, vamos com confiança e sem justificativas. Todos nós temos alguns problemas ao longo da vida e não podemos deixá-los nos abater. Pense: fomos feitos para vencer!

 

Vamos exercitar um pouco?

Com quatro retas contínuas, sem tirar o lápis do papel, atinja os 9 pontos:

 

Quantos quadrados você vê:

A solução está no www.chertoatco.com.br/novo-meio

Enviar comentário