Dormir pouco: o mal do século XXI

44

Por Luiz Marins

Estudos modernos de neurociência têm reafirmado os efeitos nocivos e muito graves da falta de sono. Mais de 60% das pessoas –  adultos, adolescentes e jovens – têm dormido menos de 8 horas por dia que é a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Os malefícios para a saúde, para a educação, para o trabalho e a produtividade são imensos e começam a ser contabilizados.

Em seu livro “Why we sleep” (“Por que dormimos” – ainda não traduzido para o português) o professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, Berkeley, Matthew Walker afirma que a privação do sono é um dos mais sérios problemas do Século XXI. “Estamos dormindo cada vez menos” afirma ele e as consequências para a sociedade são imensas em quase todos os campos.

Estudos recentes comprovam que quase todas as doenças do mundo moderno têm como uma de suas mais sérias causas a privação do sono. “Dormir menos que 7 horas por noite é uma receita certa para graves doenças”, afirma o autor.

O alto índice de acidentes no trabalho está diretamente ligado à falta de sono, assim como os acidentes no trânsito que aumentam a cada dia.

Com base nessas pesquisas, empresas americanas e europeias estão exigindo que seus colaboradores assinem um Termo de Compromisso de dormir, no mínimo, 7 horas por noite. A capacidade de inovação, a criatividade, a atenção e concentração, o bom humor e, principalmente, a memória, dependem fundamentalmente do hábito saudável de dormir 08 horas por noite.

O assunto é tão grave que grandes universidades e fundações, como a Fundação Luiz Almeida Marins Filho, Fundação Clinton e outras estão fazendo um sério trabalho para reeducar a população para o valor do sono. Dormir pouco já está sendo tratado por governos como um problema de saúde pública.

Assim, dormir mais e melhor é fundamental para uma vida melhor, com mais saúde, energia, motivação e sucesso.

E você?

  • Você reclama de esquecimentos frequentes?
  • Você vive irritado(a) com pequenas coisas?
  • Você vive cansado(a) e se achando sobrecarregado(a)?
  • Você leva trabalho para casa quase todos os dias?
  • Você vive plugado(a) em seu smartphone o tempo todo?
  • Você tem se sentido ansioso(a) demais? Estressado(a)?
  • Você tem dormido o suficiente? Um mínimo de sete horas por noite?
  • Você tem consciências dos riscos que corre por dormir pouco?

Pense nisso. Sucesso!

Enviar comentário