Descarte Consciente Abrafiltros recicla mais de 15 milhões de filtros usados

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, desenvolvido e gerenciado pela Abrafiltros desde 2012, atingiu em agosto, a expressiva marca de 15.093.353 filtros usados de óleo lubrificante automotivo reciclados.

Implantado em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, envolve atualmente 174 municípios. “O programa possui metas anuais gradativas de abrangência geográfica e reciclagem, e deve ampliar ainda mais os resultados no próximo ano devido à exigência da Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C, sendo que novas empresas estão nos procurando para se adequar à legislação”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. Publicada em 2018 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Decisão de Diretoria institui a logística reversa como exigência técnica para emissão e renovação de licença de operação.

No programa, o metal é reprocessado em siderúrgicas, o óleo contaminado segue para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética), não havendo destinação de resíduos para aterros sanitários.

Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, ressalta que o programa, voltado a empresas que fabricam ou comercializam filtros do óleo lubrificante automotivo com marca própria, incluindo montadoras de veículos, possibilita o cumprimento da legislação com mais rapidez e economia. “Não há retorno direto para o segmento de filtros automotivos, por isso a importância de trabalhar em conjunto para diminuir os custos para as empresas participantes, sendo que a Abrafiltros atua como gestora e interlocutora com os órgãos ambientais, o que agiliza o processo”, comenta.

Em 2019, a previsão é coletar 1.338.900 kg – equivalentes a mais de 3,4  milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo nos três estados – sendo que o programa tem como  referencial o peso médio estimado de 0,39 kg por filtro, considerando a média entre os filtros de veículos leves e pesados.

Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Para obter mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.