Consumidor pesquisa na internet, mas gosta de comprar na loja física

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Estudo da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil mostra como os altos graus de conectividade e informação mudam a relação dos clientes com as empresas

A conectividade modifica a cada dia o comportamento dos consumidores e exige adequações por parte das empresas de varejo e a criação de novas estratégias de vendas para gerar experiências diferenciadas. “A diversidade e integração dos pontos de venda e de comunicação influenciam os hábitos de um consumidor que hoje valoriza a marca, e quer facilidades como opções de pagamento, promoções e variedade em uma só compra; ou seja, deseja cada vez mais satisfação”, diz João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A entidade se dedica a compreender como a busca por informações de produtos vem impactando a experiência do consumidor nas lojas online e nas lojas físicas e, nesse sentido, acaba de apresentar os resultados do estudo “Consumidores e empresas – 5ª edição: tendências e comportamento no mercado nacional”, que entrevistou 400 pessoas maiores de 18 anos com acesso a smartphones e 550 empresas com produtos para o consumidor final dos setores de alimentos, saúde e indústria de transformação. Uma das primeiras constatações do estudo diz respeito ao elevado nível de conectividade simultânea durante a busca por informações de produtos que são o desejo do consumidor. A experiência começa pela internet, onde 84% das pessoas afirmam procurar informações detalhadas dos produtos. Mas a pesquisa demonstra que este é o principal meio no início da sua jornada, mas não o único; ele vai à loja, busca em seu celular e pede referências aos amigos.

A dinâmica da experiência do consumidor continua quando chega o momento de decidir pela compra. A força da marca é a influência mais forte, causando impacto em 63% dos entrevistados. Além disto, uma quantidade expressiva de entrevistados, 55%, afirmam que os detalhes das informações também influenciam sua decisão. Diferentes opções de pagamento (53%), promoções (52%) e variedade de opções (47%) completam a decisão de compra.