Agosto deve registrar 4,88% de brasileiros inadimplentes

Projeção do IBEVAR prevê queda de 0,06 p.p. em relação ao valor real de maio de 2019

A taxa de inadimplência de pessoas físicas deve registrar média de 4,88% em agosto, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR). A projeção mostrou queda de apenas 0,01 p.p. se comparado ao valor real do mesmo período do ano anterior e queda de 0,06 p.p em relação ao índice real de maio de 2019. Esse percentual corresponde a carteira de crédito livre com, pelo menos, uma parcela com atraso superior a 90 dias.

Para setembro, a projeção elaborada pelo IBEVAR E PROVAR é que a taxa de
inadimplência (recursos livres) deve ficar entre 4,59 e 5,21%, com média estimada 4,90% para Setembro de 2019, o que implicaria em uma queda de 0,06 p.p. em relação ao valor real de Setembro de 2018 e aumento de 0,1p.p. em relação ao valor real de Junho de 2019. Considerando-se a tendência de aumento na projeção dos atrasos (recursos livres) de até 90 dias, seria adequado esperar uma taxa de inadimplência entre a média prevista para o intervalo (4,90%) e o limite superior (5,21%) para o mês de Setembro de 2019.

A projeção elaborada pelo IBEVAR e PROVAR utilizou-se de dados de série temporal coletados a partir do Banco Central do Brasil. O recorte temporal tem inicio no mês de março de 2011. Para estimação da projeção foi utilizado modelo econométrico com intervalo de 95% de confiança. Todos os p-values mostraram-se significativos a 5% de significância.

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.